Retorno do Imposto de Importação

Sem dúvida, se você está buscando por um carro elétrico há algum tempo, deve saber que atualmente não há incidência do Imposto de Importação sobre o segmento. Isso se deve aos incentivos que o governo oferece aos consumidores que optam por esse tipo de mobilidade, visando a preservação do meio ambiente.

No entanto, a partir de janeiro de 2024 tal imposto voltará a ser cobrado. Isso significa que dezembro deve ser o último mês para comprar modelos elétricos e híbridos por preços mais baixos.

Inclusive, a cobrança será de forma gradual, de tal modo que os veículos fiquem entre 7% e 35% mais caros até 2026. Contudo, isso pode variar de uma fabricante para outra, visto que cada uma aplica a alíquota conforme suas próprias estratégias de venda.

De todo modo, o repasse foi estabelecido pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) da seguinte maneira: alíquota de 12% em janeiro de 2024; 25% em julho de 2024; 30% em julho de 2025; e 35% em julho de 2026.


Carros importados

Ao mesmo tempo, é relevante compreender que o Imposto de Importação é aplicado sobre o valor inicial do veículo ao entrar no país. A partir daí, outros impostos são somados até que se chegue ao preço final oferecido aos consumidores. 

Por isso, os modelos produzidos no Brasil tendem a continuar com o preço mais baixo. Afinal, menos impostos incidem sobre eles, incluindo essa taxa de alíquota. 

Tal cenário torna convidativa a compra de veículos como o Haval H6, porque o modelo híbrido será fabricado no país em breve. Afinal, uma vez que ele apresentou excelentes números de venda, a GWM decidiu trazer a fabricação para o interior de São Paulo.

Além de tornar a compra do modelo mais acessível, as peças ficarão mais baratas por serem encontradas em abundância em território nacional devido à produção local. Outra vantagem disso é a agilidade em ter um componente substituído, evitando que o carro fique parado à espera da manutenção por muito tempo.


Como comprar meu carro elétrico ou híbrido ainda em 2023?

Se você não quer perder os preços mais baixos praticados atualmente para o carro elétrico ou híbrido, estude suas possibilidades. Visto que o tempo está curto para planejar a compra através de um consórcio, considere oferecer seu modelo usado como meio de pagamento, financiando a diferença.

Por outro lado, a GWM Jorlan-ev está com uma oferta imperdível* para quem deseja conquistar o 0 km antes da virada de preços: taxa de 0% + apenas 50% de entrada + saldo em 36 vezes sem juros + pacote tranquilidade.

Ou seja, a proposta é mais atrativa que a de financiamentos comuns, além de acelerar a compra ainda em 2023.


Deseja saber mais sobre essa oferta? Fale com a equipe da GWM Jorlan-ev e tire suas dúvidas.


Referências:

OLIBERAL.com

Exame.com


*A oferta pode variar conforme a versão escolhida.