Alta nas vendas

Antes de mais nada, entre as tendências para o mercado automotivo este ano está uma projeção otimista de vendas. Sem dúvida, isso é importante para a economia do país, que enfrentou um período de instabilidade após a pandemia. O número de negociações no setor impacta a vida dos colaboradores envolvidos não apenas nas fábricas e nas concessionárias, como também na de quem está empregado ou empregada indiretamente. 

Conforme as projeções da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a indústria automotiva deve produzir 2,47 milhões de veículos em 2024. Apesar de não alcançar o patamar pré-pandêmico, de 2,9 milhões de unidades, o número já representa uma subida em comparação com o ano anterior.


Preferência por carros elétricos 

Com toda a certeza, o consumo de modelos elétricos e híbridos é crescente. E, apesar da redução de incentivos relacionados aos impostos para o segmento, o cenário não será de estagnação. 

Conforme o presidente da Anfavea, entre os fatores que contribuem para a alta nas vendas de modelos dessa categoria está a instalação de fábricas em território nacional, como o caso da GWM, que deve começar em breve a produção no interior de São Paulo.

Nesse sentido, as vendas de veículos eletrificados, incluindo híbridos e elétricos, tendem a atingir aproximadamente 142 mil unidades, representando cerca de 6% do total de vendas. Tal número revela um crescimento significativo de 61% em comparação com o volume de 2022, que registrou a venda de 88,8 mil unidades de veículos eletrificados. 


Veículos mais conectados

Por outro lado, as tendências para o mercado automotivo em 2024 também passam pela inserção de mais tecnologias a bordo. Para exemplificar, novos sistemas de assistência ao motorista estão sendo propostos pelas montadoras, refletindo no aumento dos níveis de segurança nas estradas. 

Inclusive, há uma combinação crescente de sensores e câmeras com o intuito de monitorar continuamente o ambiente ao redor do automóvel. Esses sistemas conseguem fornecer alertas para os motoristas, evitando colisões contra outros veículos, bem como atropelamentos. 

Ademais, a manutenção preditiva está se tornando uma realidade, permitindo intervenções programadas antes que problemas mecânicos se tornem mais sérios. Tal abordagem não apenas reduz os custos associados aos serviços de manutenção, como também aumenta a confiabilidade dos veículos.


Inteligência artificial

Inegavelmente, a pauta da inteligência artificial tem tomado conta das rodas de conversa, porque estão chegando a diversos setores. Na área automotiva, os avanços estão amplamente relacionados à implementação de sistemas em nuvem para análise de dados simplificada, automação de processos para decisões rápidas, assim como o uso de Machine Learning para máquinas mais autônomas.

Dito de outra maneira, as tendências para o mercado automotivo derivadas dessa influência terão repercussão na segurança dos ocupantes e na melhoria da compreensão da linguagem humana para uma comunicação fluida entre veículo e motoristas.


Agora que você sabe que os carros eletrificados continuam sendo uma tendência no mercado automotivo, não deixe de conferir as ofertas da GWM Jorlan-ev


Referências:

InfoBlog

Terra