Redução parcial ou isenção total

Uma vez que a compra de carros elétricos e híbridos é incentivada, a isenção de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) faz parte da política de muitos países, incluindo o Brasil. Afinal, são modelos que agridem menos o meio ambiente. 

Nesse sentido, 9 estados e o Distrito Federal estão nessa lista. Veja alguns exemplos.


Alagoas

Carros elétricos e híbridos desfrutam de isenção no 1º ano. A partir do 2º, os proprietários devem pagar uma taxa de 0,50%, que aumentará para 1% a partir do 3º ano. Para os carros híbridos, a alíquota inicial será de 0,75%, subindo para 1,50% a partir do 2º ano.

Já para os veículos movidos a gás natural, a alíquota é fixa em 1,50%, independentemente do tempo de posse do veículo. 


Distrito Federal

A isenção de IPVA é concedida assim que o veículo é registrado no Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN-DF), abrangendo carros elétricos e híbridos.


Minas Gerais

Ao mesmo tempo, em Minas Gerais, a isenção é aplicável exclusivamente aos modelos fabricados dentro do próprio estado.


São Paulo

Apesar de o estado ser o número 1 em emplacamentos de carros elétricos e híbridos, não há um incentivo direto do governo estadual no que diz respeito ao IPVA. 

Contudo, na capital, existe a possibilidade de isenção de 50% da cota do IPVA para ambos os tipos de veículos, sendo tal valor oferecido na forma de restituição aos contribuintes.


As vantagens dos carros elétricos e híbridos 

Como mencionado acima, a isenção de IPVA é resultado de um reconhecimento da necessidade de promover hábitos de consumo mais sustentáveis. Para começar, esses veículos não emitem carbono durante a sua operação, limitando a liberação desse poluente ao processo de fabricação e ao descarte das baterias.

Inclusive, a energia elétrica é considerada uma fonte limpa, contribuindo significativamente para a redução da emissão de gases nocivos, causadores da poluição do ar e do efeito estufa.

Com o intuito de tornar esse consumo ainda mais sustentável, os motoristas podem ter o cuidado de procurar pontos de recarga que utilizam energia proveniente de fontes sustentáveis, assegurando que todo o ciclo de vida do veículo seja ecologicamente responsável.

Vale mencionar também que os veículos elétricos são bastante silenciosos, especialmente em velocidades mais baixas nos ambientes urbanos. Isso impacta tanto os condutores, que têm acesso a uma experiência de direção mais tranquila, quanto a população em geral e os animais. 

Diante desse cenário, a previsão é a de que até 2035, 22% do total de carros comercializados sejam dessa categoria. Consequentemente, daqui para lá, novos investimentos serão feitos para facilitar o carregamento das baterias em parques, praças e outros locais públicos.


Ainda não conquistou o seu modelo elétrico ou híbrido? Confira as opções disponíveis na Jorlan-ev e fale com a nossa equipe para realizar um test drive.




Referências:
INSIDEEVs

AutoEsporte

Tecnoart